26/04/2018
Por: marketing

Uma vida dedicada a tocar corações através da música

Violinista de 85 anos, húngaro radicado em Uberlândia volta a Ribeirão Preto para espetáculo com orquestra.

O violinista Nicolau Sulzbeck se apresenta em Ribeirão Preto (foto: Divulgação)

O Teatro Municipal traz esta noite para Ribeirão Preto um concerto com o violinista Nicolau Sulzbeck. O músico vem acompanhado de uma orquestra com espetáculo gratuito do seu último DVD, “Um sonho em melodia”.

No repertório, várias músicas populares adaptadas para o violino, que passam por chorinho, baião, jazz, entre outros ritmos. Em destaque, “Yesterday” e “Hey Jude”, dos Beatles, além de “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Os arranjos foram preparados pelo maestro Pedro Ferreira e a orquestra foi reunida a partir de uma seleção de músicos de Uberlândia. O DVD com 14 faixas levou quase um ano para se concretizar. “Eu tinha o sonho de fazer um DVD. Procurei escolher músicas que embora fossem populares, ficassem bem no violino e que fossem do gosto do público geral”, diz Nicolau.

Com clássicos da música regional e internacional adaptados, a ideia tem dado certo. “Tem sido um sucesso. Passamos por Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e seu interior”, comemora.

Dom da música

Para Nicolau, que já tocou com Agostinho dos Santos, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Toquinho, a música vem com talento próprio. “Música você tem que nascer com o dom. Se você não tiver o dom, pode estudar 50 anos e aprender a tocar, mas nunca vai agradar as pessoas”, opina.

O concerto ocorre graças à lei Rouanet, que permite a gratuidade da bilheteria. “É uma maneira de levar a música instrumental até as pessoas. Como não é cobrado, faz com que pessoas sem condições de pagar tenham acesso”, afirma o músico.

Mais uma vez em Ribeirão

Tendo passado com shows solos em Ribeirão em outras oportunidades, a primeira apresentação com uma orquestra na cidade traz grande expectativa para o violinista. “Conheço Ribeirão Preto há muitos anos e sei que tem muita cultura, com um povo amante da boa música e, com certeza, teremos o teatro cheio”, diz Nicolau. (Bruna Zanatto, com supervisão de Angelo Davanço) Trajetória traçada na infância  

O encontro de Nicolau com o violino veio aos seis anos de idade, através da avó, que lhe deu o instrumento como presente. Nascido na Hungria em 1932, sua família logo se mudou para São Paulo, e em seguida para a mineira Araxá.

Foi ali que, em 1940, no Colégio Dom Bosco e com os ensinamentos do padre Clovis Ramos Costa Vilanova, Nicolau tornou a diversão de tornar o violino sua grande paixão. Depois, já radicado em Uberlândia, as experiências ajudaram o músico a construir um repertório.

“Eu ia muito a São Paulo e aproveitava para dar canjas em bares, restaurantes e boates”, conta. E foram essas apresentações que lhe deram a oportunidade de gravar o primeiro trabalho, uma fita com o pianista Aluízio Pontes.

Hoje, com sete CDs, um DVD gravado para uma fazenda em Uberaba sem comercialização e o DVD comercializado mais recente, Nicolau não tem dúvida de que todo o esforço valeu a pena. “Durante esse tempo tenho levado com a minha música muita alegria e emoção a muita gente”, reflete o músico.

Serviço

Concerto Nicolau Sulzbeck
Quando: Hoje, 20h30
Onde: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do Morro do
São Bento, s/nº)
Quanto: Grátis
Inf.: (16) 3625-6841

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções