07/07/2015
Por: marketing

Shure® Beta 181: A pressão sonora sendo desafiada!

Geralmente quando vamos comprar um produto (uma televisão, por exemplo) procuramos as informações técnicas para saber qual é a melhor, seja com o vendedor, os famosos fóruns de internet ou diretamente nos manuais. Claro que olhar diretamente no manual seria muito mais seguro, porém nem todos tem o conhecimento técnico necessário para isso.

Na compra de um microfone não é diferente, então vamos passar uma informação muito importante para alguns casos que quase ninguém se atenta devido à falta do conhecimento técnico, o famoso SPL!

Sound Pressure Level (SPL) ou Nível de Pressão Sonora (na tradução) é um fator muito importante quanto à escolha do microfone certo para gravação. Dependendo do instrumento a ser gravado, ou a própria voz é importante saber o quanto o microfone é capaz de suportar tal pressão antes de escolhê-lo. Microfones condensadores geralmente suportam menos SPLque microfones dinâmicos, sendo assim não faria muito sentido colocar um microfone dinâmico para um cantor de MPB e um condensador para um vocalista de heavy metal.

Deixando os vocalistas um pouco de lado, vamos citar algo que realmente tenha um alto nível de pressão sonora, a bateria. Quando vamos gravar uma bateria (diferente de um instrumento de percussão porque usa baquetas ao invés das mãos) geralmente só usamos condensadores nos overs (posicionamento para captação da bateria em geral) ou em algum prato específico por conta também dos agudos, já que captar altas frequências também é uma característica do condensador. O som direto da caixa, do bumbo ou dos tambores é muito forte, por isso o uso do dinâmico é muito indicado.

Shure 1

 

Isso quer dizer que não podemos jamais usar microfones condensadores perto dos tambores, bumbo ou caixa de bateria? Errado! Existem muitos modelos no mercado que são condensadores e suportam altos picos de SPL sem distorção, vou destacar o modelo Shure® Beta 181 que vem fazendo grande sucesso nos estúdios por ser versátil e ter um som inigualável.

Vendido separadamente com as principais figuras de captação (cardióide, supercardióide, bidirecional e omnidirecional) esse microfone pode ser usado em diversos tipos de situações. A caixa da bateria, por exemplo, é um instrumento com um pico de pressão sonora muito forte, dificilmente microfonada com condensadores. O modelo Beta 181 (na versão cardióide ou super) deixa o som sair praticamente pronto do sistema de gravação, seja captando em cima (pele) ou em baixo (esteira).

Shure 2

 

Juntar o alto SPL à resposta ampla de frequência de um condensador faz desse microfone o novo “coringa” das gravações, além de captar os instrumentos corriqueiros ele também atinge a gama dos dinâmicos. Estúdios de médio/grande porte aos caseiros precisam de microfones que lhes sirvam para tudo, não só pela economia de comprar poucos modelos, mas pela garantia de uma excelente captação de áudio.

Shure 3

 

Saiba mais sobre todas as linhas de microfones da Shure®, e demais opções de todas as linhas de produtos como headphones, earphones, sistemas sem fio, mixers, monitores e acessórios, disponíveis ao nosso mercado no site oficial da Shure® no Brasil.

Fonte: Pride Music

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções