06/06/2018
Por: marketing

Projeto reúne apresentação de música, projeção de desenhos e contação de lendas inspiradas nas aves

Desenhos das espécies estampados em partituras musicais inspiraram a criação do projeto “Passarinhada Musical”.

 Um dos objetivos é valorizar a partitura musical como obra de expressividade gráfica (Foto: Passarinhada Musical)

Um dos objetivos é valorizar a partitura musical como obra de expressividade gráfica (Foto: Passarinhada Musical)

Música, desenho e aves. Já imaginou o resultado dessa mistura? Matthias Vogt transformou as três paixões em um espetáculo: a Passarinhada Musical. “Tive a ideia de juntar o desenho de um pássaro e uma partitura musical escrita à mão. Foi assim que nasceu o projeto, uma síntese dos meus interesses principais que são a música, as aves e o desenho”, explica o pianista.

Incentivado pela vontade de valorizar a partitura musical como obra de expressividade gráfica, Matthias encontrou um jeito artístico de mostrar como a natureza influencia músicas e compositores. “Para mim os pássaros simbolizam o ser vivo que mais lembra e inspira a arte humana. Às vezes me parece que grande parte da nossa arte surgiu seguindo o modelo das aves com seu desprendimento do chão, com suas cores, com suas melodias e apitos”, conta.

O projeto também visa a valorização do trabalho de outros compositores que se inspiraram nas aves, como Luiz Gonzaga, com a música Araponga; Tom Jobim, com Passarim e Águas de Março; Chico Buarque, autor de Passaredo, e Edu Lobo, com Corrupião. “Também compus uma música, chamada “Canarinho da Terra”, mas o foco principal é valorizar os compositores, sejam consagrados ou menos conhecidos”, diz.

Show reúne múscias e contação de lendas sobre aves

O projeto

Show reúne múscias e contação de lendas sobre aves

A partir de uma pesquisa aprofundada sobre a relação das aves, da música e do desenho, Matthias deu início a uma série de ilustrações e partituras, no ano de 2017. “Não demorou muito para levar a ideia a um novo grau de expressividade, que seria o desenvolvimento de um show musical”, conta o pianista que, incentivado pelo amigo André Peloso, formou o trio central do show. “Chamamos também a minha esposa, Thâmile Vidiz, que é cantora, contadora de histórias e pesquisadora de culturas tradicionais”.

Além de um espetáculo musical com narrativas sobre as características, habitat e valor das aves, contação de lendas tradicionais fazem parte do show, que dura cerca de uma hora e meia. As músicas apresentadas são adaptadas com arranjos inéditos desenvolvidos pelos integrantes do grupo, que conta ainda com um percussionista e um flautista.

Matthias mantém contato com as aves e com o desenho desde criança (Foto: Passarinhada Musical)

Matthias mantém contato com as aves e com o desenho desde criança (Foto: Passarinhada Musical)

Em algumas apresentações os quadros são projetados no palco, outra maneira de evidenciar as características das aves. “A seleção das espécies foi feita a partir do material musical disponível, a base da frequência que elas podem ser observadas, inclusive na cidade. A ideia é amplificar o leque de espécies, pouco a pouco, incluindo também as aves menos conhecidas”, explica Matthias.

Algumas das espécies contempladas pelo projeto são bem-te-vi, sabiá-laranjeira, beija-flor-tesoura, uirapuru-verdadeiro, carcará, periquito-rico, canário-da-terra, tico-tico e joão-de-barro.

Fonte: g1.globo.com

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções