Musical infantil Operilda na Orquestra Amazônica conta a história da música erudita brasileira, de 14/4 a 28/7, no CCBB-SP
O surgimento e a trajetória da música erudita brasileira inspiram Operilda Na Orquestra Amazônica, musical infantil idealizado pela autora e atriz Andréa Bassitt, que estreia em 14 de abril no Centro Cultural Branco do Brasil. O espetáculo, que fica em cartaz até 28 de julho, sempre aos domingos, às 11h, é uma das atrações que compõem a programação de 12º aniversário da instituição.

Com direção de Regina Galdino, Operilda Na Orquestra Amazônica apresenta às crianças importantes compositores e a formação de nossa música erudita, mostrando canções de índios, europeus e negros africanos que a influenciaram, além de outras fontes de inspiração, como a natureza e o folclore. A abrangente pesquisa desenvolvida por Andréa Bassitt traz ao palco uma grande diversidade de ritmos, estilos e autores. Desde a música sacra de Padre José Maurício até as inovações de Camargo Guarnieri, Villa-Lobos e Tom Jobim, passando pela ópera O Guarani, de Carlos Gomes, o Batuque de Alberto Nepomuceno, o Abre-Alas, de Chiquinha Gonzaga e o chorinho de Ernesto Nazareth. O título do espetáculo, por sua vez, é uma referência a outra composição de Villa, A Floresta do Amazonas.
Operilda canta e contracena com Livrildo, um livro mágico que ganhou de sua tia, Opereta. Dinâmica e bem humorada, a personagem é acompanhada por uma camerata de seis músicos, que representam cada família de uma orquestra: cordas, madeiras, metais e percussão. O cenário de Marco Lima, que remete à floresta tropical, combinado aos instrumentos no palco, cria encantamento visual.
A personagem Operilda, criada e interpretada por Andréa Bassitt, tornou-se conhecida do público infantil ao protagonizar por seis anos a série Aprendiz de Maestro, realizada pela Associação TUCCA, na Sala São Paulo.
SERVIÇO
Operilda na Orquestra Amazônica
Data: 14 de abril a 28 de julho
Horário: Domingos, às 11hs.
Classificação: recomendado para crianças a partir de 5 anos.
Duração: 60 min.
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Sé – São Paulo
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$3 (meia entrada)
Os ingressos podem se adquiridos na bilheteria do CCBB e no site www.ingressorapido.com.br
Capacidade: 125 lugares
Acesso para portadores de necessidades especiais; ar condicionado;
Mais informações: 3113-3651/3652 – das 9h às 21h
