08/03/2018
Por: marketing

Museus de SP tem programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

images

As atividades são gratuitas: rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e debates.

As instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam atividades especiais, nesta quinta-feira (8). As atividades são gratuitas e acontecem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher: rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e debates.

Além da programação especial, no dia 8 de março as mulheres têm entrada gratuita em sete museus da capital e interior: Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Imigração, Museu Afro Brasil, MIS-SP, Museu do Café (Santos) e Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão).

Museus

Para celebrar a mulher, o MIS realiza, entre os dias 6 e 8 de março, uma mostra gratuita de filmes da premiada atriz norte-americana Viola Davis. Serão duas sessões por dia, sempre às 18h e 20h30. O evento é gratuito, mas é necessário retirar ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência na recepção. Para conferir os filmes que fazem parte da mostra, acesse o site www.mis-sp.org.br.

Durante todos os finais de semana do mês de março, às 11h, as visitas guiadas pelos educadores do Museu da Imigração abordarão a presença das mulheres na história da migração para o estado de São Paulo. O Núcleo Educativo realiza, no dia 11 de março, domingo, a atividade “Poesia no Concreto”. Nela, o público poderá questionar como as mulheres migrantes são representadas pelas mídias e quais notícias gostariam de ler sobre elas. No dia 25 de março, às 15h, a manutenção da horta do Museu será acompanhada de uma conversa sobre o uso das plantas em chás, compressas e banhos. Para participar dessas atividades é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

O Museu da Casa Brasileira recebe a Orquestra Pinheiros, do Esporte Clube Pinheiros, para abrir a 17ª temporada do projeto Música, com o show “Sophisticated Ladies”. A apresentação será no dia 11 de março, domingo, às 11h, com entrada gratuita. No dia 18 de março, é a vez a Jazzmin’s Big Band, formada por 17 mulheres de diversas gerações com repertório voltado à música popular sem fronteiras. A apresentação começa às 11h e a entrada é gratuita.

Com o objetivo de inspirar mulheres que atuam ou desejam atuar como atletas, o Museu do Futebol realiza um debate sobre a luta das mulheres nos esportes. Aline Pellegrino, Magic Paula e Fofão participam do debate intitulado “As Conquistas Delas: a história oculta das mulheres no esporte”, com mediação das Dibradoras. O evento acontece no auditório do Museu, dia 7 de março, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos realiza a oficina “Ciranda das Mulheres” de 6 de março à 24 de abril, sempre às terças-feiras, às 14h00. Mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico de São Paulo se reúnem no dia 17 de março, sábado, às 19h, para o Sarau das Pretas. Já no dia 15 de abril, domingo, às 14h30, acontece o Slam das Minas (SP). Completando seu terceiro ano na Casa das Rosas, o Slam propõe uma batalha de poesia entre escritoras e slammers, visando garantir uma vaga feminina para a competição em nível nacional, o Slam BR.

Nos dias 10, 17 e 31 de março, às 14h, o Museu Afro Brasil realiza uma mediação com foco na presença das mulheres negras em seu acervo. Neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres artistas, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais da história brasileira.

A Pinacoteca abre sua primeira exposição do calendário de 2018 no dia 3 de março com “Hilma af Klint: Mundos Possíveis”, uma mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint. Pela primeira vez na América Latina, a mostra fica em cartaz até 16 de julho e inclui 130 obras, com destaque para a série intitulada “As dez maiores”. Realizada em 1907, é considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental. Além deste conjunto, a mostra em São Paulo contará com algumas séries de obras que nunca foram apresentadas ao público. No dia 10 de março, o Coral Materna, formado por 30 mães, se apresenta no segundo andar do museu. Fundado por Isadora Canto, esse é o primeiro e mais antigo grupo vocal composto por mães que cantam juntas.

O Museu Catavento recebe, de 1º a 18 de março, a exposição “Marie Curie 1867-1934”. A mostra tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e única a ser condecorada duas vezes – Nobel de Física, em 1903 e de Química, em 1911.

No sábado, 10 março, no Memorial da Resistência debate a resistência feminina intergeracional em Sábado Resistente, às 14h, no “Sábado Resistente”, com a presença de Rita Sipahi, Denise Dau, Stephanie Ribeiro e Carolina Caffé, que apresenta seu curta-metragem “Nossa voz resiste!”.

Interior e litoral

O Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) terá uma programação especial nos dias 17, 18 e 24 de março. “A história da mulher contada através da moda e das décadas” reunirá imagens, curiosidades, diálogos e sensibilizações para contar a história das conquistas femininas. A entrada custa R$10 (inteira) e R$5 (meia), com gratuidade aos domingos. Mais informações no site www.museufelicialeirner.org.br.

No dia 8 de março, o Museu Índia Vanuíre (Tupã) realiza uma palestra sobre o dia Internacional da Mulher a partir das 9h e às 14h realiza um sarau em homenagem às mulheres. A entrada é gratuita.

Já quem for ao Museu Casa de Portinari (Brodowski) no dia 8 de março vai assistir a uma exibição de vídeos sobre as mulheres retratadas na obra do pintor.

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções