17/02/2017
Por: marketing

Mercado de música digital cresceu 70% no primeiro semestre de 2016

De acordo com a Associação Pró-Música Brasil, esse setor obteve crescimento de 70% do setor fonográfico no primeiro semestre de 2016.

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Nos últimos anos, o mercado de música digital tem apresentado forte crescimento. De acordo com a Associação Pró-Música Brasil, esse comércio correspondeu por 70% do setor fonográfico brasileiro no primeiro semestre de 2016. Dessa forma, tanto os consumidores, quanto empresários, já conseguem perceber que a tendência para 2017 é que a internet seja a grande propulsora de artistas.

Ainda de acordo com a Associação Pró-Música Brasil (antiga Associação Brasileira de Produtores de Discos – ABPD), dentro dos formatos digitais, o streaming “on demand” ou “interativo”, remunerado por subscrições mensais foi a modalidade que mais influenciou no desempenho do mercado. Ao todo, o crescimento registrado no primeiro semestre de 2016, foi de 121% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que plataformas como o YouTube, são essenciais para os músicos. Aliás, vale ressaltar que diversos nomes do cenário artístico atual começaram a fazer sucesso por meio de vídeos amadores. Cantar e tocar um instrumento musical com habilidade, bem como investir numa boa estratégia de marketing, pode fazer toda a diferença no mercado.

Receitas decorrentes de publicidade em streaming de áudio e vídeos musicais, assim como aquelas com origem na telefonia móvel, tiveram aumento de 16% e 12%, respectivamente. A Associação Pró-Música Brasil disse que o faturamento com downloads caiu pela primeira vez desde que começou a ser monitorado no Brasil (-34%).

“Desde que o mercado de música gravada começou a reinventar-se, e a buscar na área digital a alternativa para seu futuro, sentíamos que a denominação remetendo apenas a Produtores de Discos não mais representava totalmente a realidade do setor”, disse o presidente da Pro-Música, em comunicado à imprensa. “Daí a decisão de alterar o nome de nossa associação, para melhor refletir a característica multimodelo do atual negócio fonográfico”.

Dessa forma, a Associação Pró- Musica Brasil seguiu o rumo que o mercado de instrumentos musicais e produção parece estar tomando, a diminuição do número de produção de CDs físicos para investir em formatos digitais.

O videoclipe, por exemplo, se desenvolverá ainda mais como um auxílio de estratégia de marketing, acreditam especialistas. Esse elemento visual tem o poder de ser um grande diferenciador do mundo da música.

Aos músicos, é nítido que a competição no mercado fique mais acirrada, sendo ainda mais necessário a preparação adequada para cantar e/ou tocar um instrumento musical. E até mesmo no setor de estudos musicais, a internet tem impulsionado novos modelos de negócios.

O portal Sala do Músico surgiu como um diferencial para unir a internet e a vantagem de encontrar professores que estão perto dos alunos. A ideia da empresa, é manter o cadastro de diversos professores que podem ser facilmente encontrados por estudantes interessados. O aluno, então, pode selecionar as aulas de acordo com o valor, localização, histórico do educador, bem como outros detalhes.

O portal Sala do Músico conta com os mais variados mestres de instrumentos musicais, bem como de canto e também musicoterapia.

Fonte: Terra

 





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