02/06/2017
Por: marketing

Jeitos de convencer seus pais de que é possível viver de música

Em mais uma parte do especial Quero Ser Músico, vamos abordar um ponto que muita gente que vive de música deve ter passado: a hora de convencer os pais de que sua paixão é legítima – e que, sim, o mercado está de portas abertas pra você.

Mas antes que você se iluda com a nossa proposta, já te adiantamos: este não é nenhum passo a passo para tornar sua banda famosa e enriquecer todos os integrantes – quem dera se a gente tivesse essa fórmula!

O nosso foco no Quero Ser Músico é mostrar que viver de música vai muito além de ter uma banda e ser famoso. Envolve estudo, persistência e pró-atividade.

Por isso, já te contamos como é uma faculdade de música e quais as áreas do mercado que um músico pode atuar. E nosso especial é voltado justamente para quem quer se profissionalizar como músico, seja em uma faculdade ou um conservatório.

E muitos pais olham torto para a profissão, por medo de que ela seja sinônimo do clichê sex & drugs, ou por acreditarem que um músico não tem espaço no competitivo mercado de trabalho.

Por isso, respire fundo, chegue para os seus pais e faça eles pensarem nos seguintes pontos:

1. A regra é: estudar, estudar e estudar!

O primeiro passo é convencer os seus pais de que ser músico é uma profissão como qualquer outra e envolve MUITO estudo.

Não é só ficar no quarto tirando o solo de Sweet Child O’ Mine – claro que isso também é importante! – mas se profissionalizar na música envolve uma dedicação muito maior que essa.

A carreira de músico tem muito mais a ver com persistência do que com dom. Ou seja, se não houver prática nos estudos, de nada adianta ter nascido com a graça divina de ter uma voz de anjo ou de tocar um instrumento antes mesmo de sair das fraldas.

E quando falamos em estudo, estamos falando de teoria e prática, viu? Conciliar os estudos de um instrumento com a teoria musical – como a leitura de partituras – é fundamental para passar em uma prova de seleção para ser músico profissional, por exemplo.

2. Seja organizado

E se estudar é o primeiro passo, organizar os seus estudos é importantíssimo!

Os nossos instrutores do Cifra Club sempre batem na tecla de que o tempo dedicado aos estudos de um instrumento é fundamental. É preciso praticar e se preparar, do mesmo jeito que um vestibulando se prepara para o ENEM.

E por falar em vestibular, já contamos que o processo para entrar em uma faculdade de música envolve justamente a prática e o estudo de teorias. As muitas etapas de faculdades públicas de música já provam que é preciso estudar muito para chegar lá. Entendeu porque tem muito mais a ver com prática do que “apenas um dom”?

Vale lembrar ainda que essa área envolve muita autonomia – por mais que você já estude em um conservatório ou já faça aula particular, é preciso praticar em casa para ver os resultados de sua evolução.

Fazer uma agenda e seguir os horários de estudo à risca ajuda os seus pais a verem que você está levando a sério a profissão.

Aqui, te damos um passo a passo para organizar os seus estudos de música direitinho. Vale ficar ligado!

3. Tem várias áreas possíveis na música para seguir carreira

Dá pra ser professor de música e dar aula de algum instrumento, dá pra trabalhar com sonoplastia, dá pra se especializar em saúde com a musicoterapia (uma das habilitações possíveis nas faculdades de música)… dá pra trabalhar em lojas de instrumento e de discos, em estúdios e até ser um luthier!

São muitos os caminhos possíveis para se trilhar quando a especialização é música. E você pode conferir alguns deles na segunda parte do nosso especial. Já vai fazendo a lista para mostrar para os seus pais!

4. Seja pontual e responsável

Isso vale pra qualquer profissão, né? Mas quem não conhece a área de música pode pensar que é tudo um oba-oba, o que é uma grande mentira!

Ser pontual ajuda você a mostrar aos seus pais que tem responsabilidade para seguir essa carreira. Então, fique ligado em alguns pontos:

  • Se os seus pais toparam pagar um professor pra você ou aulas em uma escola de música, leve a sério, não dê desculpas para faltar, faça os exercícios propostos em casa e demonstre que está fazendo o dinheiro valer a pena. Este é o primeiro passo para demonstrar responsabilidade na carreira!
  • Se o seu lance é ter uma banda, lembre-se que um evento como um show envolve uma equipe de profissionais dando duro, e atrasos nesses eventos são muitas vezes inadmissíveis.

  • Ah! A pontualidade também vale para os ensaios, viu? Tanto para quem tem banda quanto para quem trabalha em estúdio, seguir os horários marcados demonstra responsabilidade e bom senso de trabalho em equipe. Disciplina é fundamental!

5. Tenha cuidado com os instrumentos

Pode parecer bobo, mas muita gente deixa o violão largado num canto, pegando poeira, sem se preocupar tanto com sua preservação. Se você quer viver de música, é importante demonstrar para os pais que você leva aquilo a sério e que tem cuidado com as coisas relacionadas à vida de músico.

Esse cuidado demonstra responsabilidade e ainda te ajuda a fazer aquela média. E se o seu caso é de instrumento dado de presente pelos pais, esse cuidado deve ser redobrado! Afinal, eles vão ficar de olho se você está cuidando direitinho dele. ;)

6. Mostre resultados!

Definitivamente, a parte mais legal e uma das mais importantes também! Mostrar para os seus pais que viver de música é possível passa por mostrar que você está pronto para isso.

Não tenha vergonha de tocar alguma música na frente dos seus pais, ou de conversar com eles sobre as teorias que anda aprendendo. Isso prova o quanto você está interessado na carreira de músico – além de provar que você já está começando super bem enquanto profissional. =)

 

Fonte: Cifraclub News

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções