16/07/2013
Por: portal

Expomusic celebra 30 anos e deve movimentar 40% do faturamento do mercado.

Expomusic, evento mais importante do setor na América do Sul, chega a três décadas de realização num momento de acomodação do mercado, após crescimento acelerado nos anos de 2009 e 2010. As lojas brasileiras estão cada vez mais alinhadas com as marcas líderes em todo o mundo, na esperança de manter aumento de participação.

Se depender do volume de negócios previsto para a Expomusic 2013, o mercado de instrumentos musicais e acessórios deve continuar em crescimento. A expectativa é que a 30ª edição da Feira Internacional da Música, que acontece de18 a 22 de setembro no Expo Center Norte, em SãoPaulo, gere algo em torno de R$ 280 milhões em negócios.

O setor (nacional + importado) deve faturar R$ 700 milhões em 2013, crescimento de 12% sobre 2012, segundo estimativas do presidente da Abemúsica – Associação Brasileira da Música, Synésio Batista da Costa. Em 2011 o mercado movimentou R$ 600 milhões, com crescimento de 9% sobre 2010.

No mesmo embalo segue o varejo de instrumentos musicais, que, com cerca de 1.000 pontos de venda espalhados por todo o País, mantém faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. Apesar do crescimento, indústria e comércio seguem adotando ações para driblar as oscilações de um mercado em que os fabricantes nacionais representam 10% da composição do faturamento anual.  Nesse contexto, a Expomusic desempenha papel estratégico.

Mais que termômetro do setor, a feira, por reunir fornecedores, lojistas e consumidor final, abrange toda a cadeia do mercado de instrumentos, apostando numa interação entre os visitantes e numa grande variedade de instrumentos. Por falar em público final, no mercado de instrumentos musicais, os músicos e fãs de rock compõem o grupo dos maiores públicos consumidores, seguidos pelos evangélicos e músicos e fãs de pagode.

Expomusic

Promovida pela Abemúsica e Francal Feiras, a Expomusic 2013 terá os dois primeiros dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor, já o público pagante terá de20 a 22 para conhecer esse universo.

A feira reúne mais de 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, além de edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, bem como extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.

A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo de abrir canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.

Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

Fonte: Expomusic – Primeira Página

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções