13/10/2016
Por: marketing

Escolas do Rio relatam aumento de procura por musicalização infantil

‘Música na infância pode prevenir doenças degenerativas’, diz médico.
Segundo escolas ouvidas pelo G1, números crescem até 25% ao ano.

A música acalma, diverte e entretém as crianças. Mas, muito além disso, segundo especialistas ela pode causar vários benefícios à saúde e ao desenvolvimento infantil.

Em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado na quarta-feira (12), G1 foi conferir o trabalho de musicalização infantil em escolas do Rio e de Niterói, que relataram aumentos de até 25% ao ano na procura.

Médicos, professores e especialistas afirmam que a música na infância pode estimular áreas do cérebro da criança e favorecer o desenvolvimento de outras linguagens.

“A música não só desenvolve a sensibilidade musical como também ativa a concentração, a coordenação motora, a socialização, o respeito a si próprio e ao grupo, entre muitas outras qualidades que colaboram na formação”, diz o músico e professor de musicalização infantil Léo Castro.

Musicalização  infantil (Foto: Arquivo Pessoal)Músico e professor Léo Castro pratica aulas de musicalização infantil em Niterói (Foto: Arquivo Pessoal)
“Música na infância ajuda na prevenção de doenças degenerativas” – Marcelo Garibe

O médico pediátra Marcelo Garibe entende que a música ajuda a estabelecer os conhecimentos cognitivos dos bebês e a prevenção de doenças.

“É um trabalho que deve começar desde a vida intrauterina. Eu recomendo que as mães coloquem os bebês pra ouvir música na gestação. Existem trabalhos, hoje em dia, em que a música ajuda também na prevenção de doenças degenerativas”, diz pediatra.

Na Região Oceânica de Niterói, a professora de música Laura Perfeito, da Arte Musical Piratininga, também faz um trabalho de musicalização com crianças de todas as idades.

“Quando entrei, em 2013, tinha apenas dois alunos. Hoje temos 10 crianças e recebemos muitos convites. Em breve abriremos nova turma para bebês. Os pais estão procurando cada vez mais esse trabalho”, diz Laura.

Segundo a professora, as músicas são baseadas muitas vezes no cancioneiro popular brasileiro, folclórico, mas o repertório pode variar.

“A gente trabalha ritmo, melodia, noção de harmonia. Tudo de forma lúdica, através de brincadeiras, jogos. Trabalhamos o desenvovimento do ritmo e da afinação, coordenação motora, sociabilidade, a questão da cognição. O ritmo é muito matemático, [a criança] aprende a dividir, por causa das frações do tempo. Aprendem sem saber. É um ambiente extremamente prazeroro.”

As aulas para crianças até 3 anos são acompanhadas dos pais. “É um momento deles com os pais, os avós, quem levar para a aula. A partir de três já pode ser sozinho”, acrescenta Laura.

Crianças aprendem e vivenciam a música para contribuir no desenvolvimento. (Foto: Reprodução internet)Crianças aprendem e vivenciam a música para contribuir no desenvolvimento (Foto: Arquivo Pessoal)
Musicalização  infantil (Foto: Arquivo Pessoal)
Lau Perfeito é professora de música na Região Oceânica, Niterói. (Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: G1 – Rio de Janeiro
 





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