15/10/2018
Por: marketing

Adolescente com síndrome rara grava música para homenagear professores em Joinville.

Música foi gravada em CD e entregue por Enzo como presente aos docentes

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Em Joinville, aluno homenageia seus professores através da música

Em Joinville, aluno homenageia seus professores através da música

Um adolescente de Joinville, portador de uma síndrome neurológica rara, gravou uma música para homenagear seus professores. Enzo Kuhn, de 15 anos, teve o desenvolvimento comprometido pela doença e a música o ajudou a estimular habilidades como percepção, concentração e a relação com as pessoas.

A música “Profe, não desista de mim” foi gravada em estúdio. À NSC TV, o adolescente disse que as matéria preferidas dele na escola geografia, ciências, português e artes. “Quase todas, então?”, questionou o repórter. “Sim!”, exclamou o garoto.

O adolescente cursa o 8º ano do ensino fundamental e tem a ajuda de uma professora auxiliar durante as aulas. A psicopedagoga Simone Casagrande faz a ponte entre o professor, que ensina as matérias a toda a turma, e Enzo que precisa da educação especial.

“E assim, a gente vai focando, vai fazendo adaptações, vai trabalhando no concreto, com imagens”, explicou Simone.

Diagnóstico

Enzo nasceu com uma síndrome neurológica rara, que se caracteriza pelo atraso no desenvolvimento e pela deficiência intelectual. Após o nascimento, os médicos não deram esperança aos pais.

“Eles diziam que o Enzo tinha uma doença neurológica, que não sabiam que doença era, que ele poderia ficar numa cama, poderia vegetar, não andar, não falar. Que tudo iria depender de como a família iria conduzir com o Enzo”, relatou a mãe, Rosemeri Ponick Kuhn.

Aliada

Na escola, ele encontrou na música um estímulo ao desenvolvimento. O professor da disciplina, Felipe Muller descobriu que Enzo tem talento para tocar bateria e que, ao despertá-lo, poderia melhorar a percepção, a concentração, a memória e até as relações com outras pessoas.

“Tem que prestar atenção no outro, tem que ouvir o outro. Tem que tocar na mesma altura, tem o momento de cada um”, explicou o professor.

Ao ver o desenvolvimento do filho, a mãe percebeu o trabalho fundamental feito pelos professores e teve a ideia de escrever a letra da música, que foi musicada pelo menino e seu professor

 





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