25/06/2018
Por: marketing

3 livros fundamentais para aprimorar sua técnica musical.

Unnnn

Bons livros tendem a dar um up na técnica musical (Foto/Pexels)

Tocar um instrumento musical é uma infinita jornada de aprendizado. Sendo assim, nunca é demais ter em mãos todo e qualquer material que possa dar um suporte aos nossos estudos! Para te ajudar a enriquecer o seu acervo de conhecimentos, selecionamos três livros que te ajudarão a aprimorar sua técnica.

Importante: um bom livro é um investimento! Por isso, antes de fazer uma compra, você deve fazer uma boa pesquisa de preços.

1. Harmonia & Improvisação – Almir Chediak

harmonia

harmonia

Cifra Club – Musica

 

Distribuído em dois volumes, “Harmonia & Improvisação” aborda as técnicas de improvisação e harmonia funcional em instrumentos como violão, guitarra, baixo e teclado. O primeiro volume é mais voltado para cifras e tem partitura. O segundo livro é mais prático, com desenhos em tablatura e formas de acordes.

Na obra, o autor procurou analisar e aplicar as técnicas de improvisação e harmonia funcional em 140 músicas [70 canções em cada livro] de intérpretes como Gilberto Gil, Gal Costa, João Gilberto, entre outros artistas consagrados do cancioneiro nacional. Por mais que seja voltado para música brasileira, “Harmonia & Improvisação” proporciona uma ótima base para tocar jazz, pois, ao longo das páginas, ensina escalas, acordes e suas inversões e outros fundamentos.

Atenção: é importante compreender o primeiro volume para poder tirar um bom proveito do segundo livro. O enfoque da partitura não é com divisões rítmicas, mas sim nas notas do acorde e a escala. Basta conhecer as notas dentro do pentagrama, sem se preocupar com as linhas suplementares.

2. Exercícios de Leitura Para Guitarristas e Violonistas – Nelson Faria

Untitleddddd

Cifra Club – Musica

Com a experiência de já ter tocado com João Bosco, Cássia Eller, Milton Nascimento, Tim Maia, Wagner Tiso, entre outros gigantes da música, Nelson Faria é um músico que dispensa apresentações. Como educador, Nelson também coleciona trabalhos bem sucedidos. Entre 1987 e 1999, por exemplo, ele lecionou disciplinas de arranjo, harmonia, improvisação e guitarra na Faculdade de Música da Universidade Estácio de Sá, e no curso CIGAM (Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical), ambos no Rio de Janeiro.

Em um ótimo método, Nelson auxilia guitarristas e violonistas a desenvolverem boa fluência na leitura musical. Contendo noventa e nove exercícios progressivos, os primeiros são constituídos apenas das notas dó, ré e mi. Aos poucos, vão sendo acrescentadas outras notas, alterações, armaduras de clave, novas fórmulas de compasso, notas pontuadas, notas ligadas, síncopes, quiálteras, etc.

O conteúdo publicado em “Exercícios de Leitura Para Guitarristas e Violonistas” é organizado com a proposta de desenvolver, gradativamente, o reflexo da leitura fluente. Um CD-ROM acompanha o livro, com arquivos MP3 de todos os exercícios, ou seja, você poderá ouvir e tocar junto!

3. Teoria da Música – Bohumil Med

bohumil

bohumil

Cifra Club – Musica

Graduado pelo Conservatório de Música de Praga e pós-graduado pela Academia das Artes de Janácek – Brno, Tchecoslováquia, o professor Bohumil Med é um verdadeiro agitador cultural. Entre outras contribuições para as artes, ele é fundador da “MusiMed”, uma das maiores editoras de livros musicais do Brasil. Como trompista, atuou em orquestras na República Tcheca (1956-1968), na Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro (1968/1974), na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (1974-1990) e no Quinteto de sopros da Universidade de Brasília.

Como escritor, já publicou os livros “Ritmo”, “Solfejo”, “Teoria da Música”, “Caderno de Exercícios de Teoria da Música”, “Vida de Músico Não é Fácil” e “Música é Coisa Séria… Mas Nem Sempre”. O livro “Teoria da Música” é considerado um verdadeiro Vade Mecum no assunto. Ao longo dos mais de 50 capítulos, Bohumil Med abordas os temas da teoria musical numa linguagem simples e objetiva, além de incluir assuntos pouco usuais em livros desta natureza, como modos litúrgicos e suas transposições, escalas e acordes alterados, escalas exóticas, etc.

Para muitos, “Teoria da Música” é considerado o mais completo compêndio sobre assunto em português. Em conjunto com as demais obras do mesmo autor, o livro um conjunto interligado, fundamental ao ensino e aprendizado da música.

Com a trinca de livros acima, você desenvolverá novas perspectivas sobre técnica musical. Em conjunto com as videoaulas do Cifra Club, as obras sugeridas nesta postagem te ajudarão a ampliar sua metodologia de estudos.

 

Fonte: R7.com

 





Avenida Santo Amaro, 1386 - 3º andar - Vila Nova Conceição Cep: 04506-001 - São Paulo - SP
© 2013 Todos os direitos reservados | Tech House Soluções